Galeria
Os aparelhos registradores de temperatura são considerados ideais para documentar o histórico da temperatura do processo termico. Na maioria das vezes os aparelhos registradores de temperatura podem ser reprogramados para nova utilização. Os dados são armazenados sucessivamente até atingir a sua capacidade máxima.
Esses instrumentos eletrônicos registram a um tempo programado a temperatura de um termopar ou processo térmico, imprimindo o resultado em uma fita de papel ou gravando os dados em disco rígido ou pen drive. Um único registrador possui a capacidade de registrar resultados de temperaturas de vários termopares diferentes, imprimindo-os em diferentes cores.
Ao utilizar registradores de temperatura é preciso tomar alguns cuidados específicos, como:
- Realizar a calibração dos aparelhos com frequência;
- Verificar se o registrador está operando na unidade correta (°C ou °F);
- Tomar cuidado com a velocidade de avanço da fita de registro ou gravação dos dados, já que esta velocidade indicará o tempo de aquecimento ou resfriamento dos termopares.
Estes registradores da temperatura são os instrumentos perfeitos para monitorar, alarmar e registrar condições ambientais em ambientes como armazéns farmacêuticos, laboratórios de pesquisa, hospitais, freezers de temperatura ultrabaixa, refrigeradores e câmaras frias, fornos de tratamento térmico entre outros.
Os registradores de temperatura consistem em aparelhos que costumam ser utilizados em variados tipos de processos industriais, garantindo a qualidade de produtos que integram os setores alimentícios, de bebidas, automobilístico, entre outros. Para entender como funcionam os registradores de temperatura, pode-se tomar como exemplo um controle de processos químicos. Quando um termômetro é usado para medir a temperatura de alguma substância, ele é acoplado à entrada dos registradores de temperatura, que operam fazendo registros constantes e armazenando informações.
O uso dos registradores de temperatura funciona como uma solução simples e segura para registrar temperaturas em locais em conformidade com a regulamentação enormas. Muitos registradores de temperatura possuem alimentação interna e memória para gravação autônoma, o que torna os seus dados de temperatura imunes a qualquer falha de rede ou alimentação.
Os registradores de temperatura são utilizados quando for necessária a obtenção de uma alta precisão na marcação da temperatura e a armazenagem dos resultados obtidos. É importante ressaltar que muitos registradores de temperatura costumam ter duas saídas para controle ou alarme, alimentação universal, além de sintonia automática dos parâmetros PID.